Qual a nossa Missão no Mundo?
18 de agosto de 2022O Poder de suas Escolhas
27 de novembro de 2022
Créditos da foto: Freepik
Você já sabe que nosso cérebro é incrível, né? Mas você sabia que ele continua sendo incrível mesmo depois dos 60 anos? Pois é, estudos recentes publicados na Nature Human Behaviour e trazidos por Cris Arcangeli na revista Exame com a fonte do New England Journal of Medicine, nos mostram dados incríveis. Então, boa leitura!
A partir dos 60 anos, nosso cérebro começa a usar os dois lados, o direito e o esquerdo, de uma maneira mais harmoniosa. Isso amplia nossa capacidade de sermos criativos. Legal, né?
Um diretor de uma escola de medicina muito importante disse que o cérebro das pessoas mais velhas é mais prático do que a gente pensava. Isso me deixou muito animado!
Agora, vamos entender melhor: quando chegamos aos 60 anos, conseguimos usar os dois lados do cérebro ao mesmo tempo. Isso nos ajuda a resolver problemas mais complexos.
Claro, com a idade, nosso cérebro não é tão rápido quanto antes. Mas ele fica mais flexível e nos ajuda a tomar decisões melhores e a lidar melhor com emoções negativas.
Você sabia que o auge da nossa atividade intelectual acontece por volta dos 70 anos? É quando nosso cérebro começa a funcionar a todo vapor. Isso acontece por causa de uma substância chamada mielina, que aumenta em nosso cérebro com o tempo e facilita a comunicação entre os neurônios, melhorando nossas habilidades intelectuais.
Pesquisadores de uma universidade no Canadá também estão estudando isso. Eles descobriram que o cérebro das pessoas mais velhas é bem esperto: ele escolhe o caminho que gasta menos energia e só mantém as opções corretas para resolver problemas.
Algumas características do cérebro entre 60 e 80 anos comprovam esses dados. E sabe o que mais? Ele é realmente rosado!
- Os neurônios não morrem com a idade, como muita gente pensa. O que acontece é que as conexões entre eles podem desaparecer se a pessoa não mantém a mente ativa.
- A distração e o esquecimento acontecem por causa do excesso de informações. Por isso, é importante não se concentrar em coisas desnecessárias e praticar o desapego mental.
- A partir dos 60 anos, as pessoas conseguem tomar decisões mais coerentes, pois usam os dois lados do cérebro ao mesmo tempo.
- Então, podemos concluir que as pessoas mais velhas que levam uma vida saudável, se movem, fazem atividades físicas e mantêm a mente ativa, não perdem suas habilidades intelectuais com a idade. Na verdade, elas até aumentam, podendo atingir um pico entre os 80 e 90 anos.
Então, não tenha medo de envelhecer. Esforce-se para continuar aprendendo e se desenvolvendo. Aprenda novas habilidades, faça música, aprenda a tocar um instrumento, pinte quadros! Dance! Interesse-se pela vida, encontre amigos, faça planos para o futuro, viaje. Não deixe de ir a lojas, cafés, shows. Não fique sozinho: isso é ruim para qualquer pessoa, independente da idade.
Viva pensando que todas as coisas boas ainda estão à sua frente!
Compartilhe essa informação com sua família e amigos de 60, 70 e 80 anos de idade, para que eles possam se orgulhar da idade que têm!
E para mostrar que além do cérebro, você pode manter seu corpo ativo até a velhice, separei um vídeo especial que me impactou bastante.
Este artigo foi publicado em New England Journal of Medicine e reescrito aqui, por nós!
Se gostou já sabe, clique em “curtir” e compartilhe com seus amigos. Deixe o conhecimento chegar a todos os cantos. Utilize a internet também para o BEM e amplie seus horizontes e de outras pessoas.
Um abraço, Equipe GIAH.
Comentários